quarta-feira, 14 de novembro de 2012

TEMPO DE AVALIAÇÃO, MOMENTO DE CRESCER.

 
TEMPO DE AVALIAÇÃO, MOMENTO DE CRESCER.
 
Estamos aqui novamente, para avaliar nosso estágio que teve como tema ATLETISMO NA EDUCAÇÃO INFÂNTIL: POSSIBILIDADES DE UMA ABORDAGEM DESENVOLVIMENTISTA, tendo como objetivo desenvolver nos alunos a solidariedade e companheirismo entre os alunos através do atletismo, para tanto abordamos o conteúdo atletismo visando à vivência/prática, assim nós estagiários juntamente com os alunos e fabricamos os materiais que foram precisos com jornais, fita adesiva, pratos de papelão etc, para fins realizarmos as atividades como as corridas de revezamento, salto em distância, lançamento de disco e lançamento de Dardo, e no final realizamos um mini-torneio com todas as práticas desenvolvidas nas aulas com uma forma de avaliar o desenvolvimento das crianças.
A abordagem desenvolvimentista tem como objetivo oferecer ao aluno condições de desenvolver seu comportamento motor através da diversidade de movimentos, assim trabalhamos na perspectiva de GO TANI (ET AL, 2001, p.5), enfatizando o domínio afetivo-social, por estar relacionado com os sentimentos e emoções das crinças em uma situação real de ensino aprendizagem, buscando cooperação e respeito ao próximo.
Diante o exposto, podemos dizer que alcançamos nosso objetivo principal pois os alunos através do movimento desenvolvido nas atividades, demonstraram solidários e cooperativos tanto com os colegas quanto a nós estagiários, ficamos felizes quanto aos resultados, mas também houve falhas, acreditamos que podemos melhorar sempre no que diz respeito a nossa prática, se auto-avaliando, repensando e refletindo a sua prática.
 Bom galera vamos ficando por aqui esperamos que tenham gostado da nossa experiência e que possam tirar algum benefício da nossa intervenção, fiquem com Deus.
 
Grande Abraço...


terça-feira, 13 de novembro de 2012

Abordagens Pedagógicas em Educação Física Escolar



"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida."
John Dewey

Fiquem atentos futuros professores quanto á sua prática, a Educação Física possui uma dimensão pedagógica e você tem dever de explorá-la, assim contribuindo para o desenvolvimento de seus alunos e também o aperfeiçoamento de suas ações.

domingo, 11 de novembro de 2012


Participação Ativa e Passiva



Ola galera estamos de volta com mais uma das nossas observações durante nosso Estágio, onde gostaríamos de destacar três dos nossos aluninhos, que se chamam  Ruan, Leandro e Leonardo (não é uma dupla sertaneja rsrs...são irmãos gêmeos), este trio chamou nossa atenção.



Neste primeiro momento falaremos um pouco do Ruan, que garoto “espertinho” e inteligente e apesar da pouca idade nos pareceu bem determinado quanto ao seu gosto, na nossa primeira intervenção ele não quis participar das atividades, e quando chamamos ele para realizar a atividade nos respondeu bem assim: Agora não vou ver qual é a brincadeira primeiro, e talvez depois eu vou, durante toda aula ele só observou as outras crianças e se divertia, pois vemos o quanto ele ria, a todo momento nós o chamava, mas não adiantava.
Na aula seguinte era a mesma coisa, olha o Ruan sentado de novo, mas era visível a sua participação passiva, e mesmo também observamos que ele realmente estava aprendendo o que estávamos ensinando, pois em todas as aulas nós sempre retornamos as aulas anteriores fazendo perguntas, e adivinham quem mais respondia? É ele mesmo o Ruan. E assim foi até o último dia da nossa intervenção, foram pouca as vezes que ele participou ativamente das aulas, mas no fim ele nos surpreendeu, como nosso conteúdo foi o atletismo fizemos um mini-torneio, e não foi que esse garotinho levou a melhor, ficou em primeiro lugar na  corrida.
Neste segundo momento falaremos do Leandro e Leonardo, essas figurinhas, tímidos e tímidos e mais um pouquinho tímidos, desde a primeira aula até a última nunca participaram de nenhuma atividade, ativamente é claro, observamos que ambos participavam sim, passivamente, mas não podemos negar que atrás daqueles sorrisos tímidos se escondiam uma vontade bem louca de brincar também, criança é criança. Ficamos um pouco frustrados com nós mesmo, por não conseguir que os dois participassem, mas essa frustração passou um pouco no momento em que a professora que nos acompanhou disse que ambos estavam com vergonha, por sermos novos ali, e que essa postura deles mudariam se continuássemos por mais tempo com eles.
Podemos concluir que participando ativamente ou passivamente estes alunos adquiriram algum conhecimento, não existe melhor retorno. E futuros professores, que bom que temos nosso estágio, pois assim já sabemos o que nos espera, estaremos sujeitos a várias situações e alunos de todos os tipos, e temos que estar preparados para cumprir com nosso papel de mediador.

A didática de um professor de Educação Física: O ensino e o aprendizado


Olá bloggers, como chegamos ao final do nosso maravilhoso Estágio Supervisionado I, gostaríamos de compartilhar com vocês um dos nossos momentos de reflexão sobre a nossa prática enquanto professores de Educação Física.
No inicio do nosso estágio nos deparamos com uma situação, na qual teríamos que escolher um conteúdo a ser trabalhado com a educação Infantil, foi um momento de grande dúvida, pois apesar de termos um período de observação na turma em que faríamos nossa intervenção, a dificuldade apareceu então nos perguntamos:



·         Qual conteúdo trabalhar?
·         Qual será a nossa didática de ensino?

Diante a primeira pergunta, sinalizamos,  que para escolher um conteúdo a ser desenvolvido e fundamental compreender as nossas funções/atribuições enquanto professores, acreditamos sermos responsáveis por proporcionar aos jovens e crianças a participação ativa na vida social a partir de uma sistematização de conhecimentos e o desenvolvimento de suas capacidades. Para tanto o professor deve alimentar a sua prática num contínuo exercício de prática-reflexão-prática expõe Contreras Domingo (2003, p.25).
A segunda pergunta demonstra a nossa preocupação em constituir uma estratégia da nossa prática, uma vez que a sala de aula e composta por crianças de origens, valores, religião, cor, raça, diferentes, também por se tratar da educação infantil,assim vislumbramos levar nossos alunos a aquisição de novos conhecimentos. Sabemos que quando criamos uma didática esta pode se constituir como uma teoria de ensino, em função de relacionar e ligar o ensino e o aprendizado, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento do educando.
Enfim galera concluímos que ser professor é  ir além de meros reprodutores de práticas e sim compreender nosso papel, e estar atento aos conteúdos que iremos trabalhar, é também criar e recriar novas formas de intervir. Mas se pensarmos reinventar a nossa prática , primeiramente devemos reinventar em nós mesmo a  forma de ver, conviver e agir corporalmente com o mundo, superando nossos medos e indo além do cotidiano.

Um pouco mais sobre o Atletismo, vale a pena ver.

  • Livro:


 

 Atletismo Escolar: Uma Proposta de Ensino na Educação Infantil
 Autor:  Maria Cecilia Mariano de Oliveira

Disponível em:
 


 
Atividades Recreativas para o Aprendizado do Atletismo na Escola – DVD Autor: Marcelo Freitas.
Disponível em:
 

História do atletismo


MATERIAIS ADAPTADOS

Olá leitores,

Como já dissemos, em nosso estágio estamos trabalhando o Atletismo Adaptado. E já que é adaptado, precisamos fazer junto com os alunos alguns materiais para serem usados durante as aulas. Vamos acompanhar os materiais que fizemos junto com os alunos.


CORRIDA COM BASTÃO

Este foi o assunto da nossa primeira intervenção, e já chegamos colocando os alunos para trabalhar.
O material adaptado desta aula foi o bastão.
O material utilizado para fazer este bastão foi jornal e durex. Vamos ver como os alunos se saíram.


  

LANÇAMENTO DE DISCO

O tema da nossa terceira intervenção precisou que os alunos fizessem seus discos, ou melhor, pintassem seus discos. Entregamos dois pratinhos a cada um, e eles poderiam abusar da criatividade pintando com tinta um dos pratos. Vamos ver como foi...



















LANÇAMENTO DE DARDO

Assunto da nossa sexta intervenção, foi bem parecida com o bastão, porém o jornal agora tinha que ser maior. Acompanhe como foi.












ATIVIDADES REALIZADAS

Olá leitores, nesta e nas próximas postagens, iremos estar mostrando a vocês as brincadeiras que fizemos com os alunos, e compartilharemos algumas fotos dos alunos brincado.


AULA 1

O primeiro assunto tratado com estes alunos foi a corrida com bastão. Vamos ver quais foram as atividades do nosso primeiro dia de intervenção.




Nome: Pega Rabo
Desenvolvimento: cada aluno colocará o bastão por dentro da bermuda com um pedaço visível para fora. Um aluno será escolhido para ser o pegador e o mesmo não terá bastão, ele terá que tentar pegar o bastão de outro colega e este colega será o próximo pegador e tentará pegar o bastão de outro. 



Nome: Corrida de revezamento
Desenvolvimento: serão feitas duas filas, cada fila terá um bastão. A frente de cada fila terá um cone, em uma certa distância. O desenvolvimento se dará de forma que ao comando do professor, o primeiro aluno de cada fila correrá, passará em volta do cone e entregará o bastão para o próximo da fila. Ganhará a fila que passar todos os alunos primeiro. 



ATIVIDADES REALIZADAS

AULA 2

Foi trabalhado com as criança, neste dia, os saltos, foram muitas brincadeiras divertidas e os alunos gostaram muito. ACOMPANHE!!!



Nome: Salto por cima do elástico
Desenvolvimento: Nós iniciaremos com o elástico baixo, e iremos aumentando a cada vez que a fila acaba. Colocaremos a eles que não pode encostar no elástico, porém se alguém encostar, não será este um motivo para exclusão do aluno na atividade.


Nome: Salto
Desenvolvimento: Será montada com uma fita grossa, uma área de saltos, onde será feita uma fila e os alunos tentaram pular o mais longe possível, está área de saltos será marcada por distâncias, onde quanto mais longe melhor, antes de pular, o aluno pegará impulso em uma caixa.



Com variação, podemos colocar três bambolês antes do salto.




Nome: Corrida de saco
Desenvolvimento: será uma disputa entre duas filas, delimitaremos o espaço que eles devem ir, e depois voltar. O primeiro competidor de cada fila, irá estar dentro do saco, onde, ao comando do professor deve pular, dá uma volta atrás do cone e depois voltar para fila, sair do saco, e entregá-lo ao próximo da fila.




ATIVIDADES REALIZADAS


AULA 3

O tema desta aula foi o lançamento de disco, foi muito divertido, tanto em ver a alegria dos alunos quanto na realização das atividades. Vamos ver como foi.



Nome: Quem lança mais longe
Desenvolvimento: será uma disputa entre duas pessoas, por isto, devem se formar duas filas, quem for o primeiro de cada fila, deverá lançar o prato o mais longe possível e assim ver qual dos dois jogou o disco mais longe, haverá uma marca para limitar o lugar de onde eles devem lançar o disco.



Obs.: Por motivos de falta de tempo, não foi possível que nós realizássemos todas as atividades que planejamos, porém mesmo assim, estamos postando estas atividades.


Nome: Tiro ao alvo com disco
Desenvolvimento: levar um alvo, de preferência um bambolê, que será segurado diante de uma fila única de alunos. Cada aluno com seu disco, e um de cada vez irá jogar o disco tentando acertar dentro do bambolê, acertando ou não, cada um vai buscar seu disco e depois voltar para o final da fila para jogar novamente.

Nome: Vai e volta
Desenvolvimento: onde em duplas, um aluno vai jogar para o outro o seu disco, como se fosse uma bola.


ATIVIDADES REALIZADAS

AULA 4

Separamos um dia de nossa intervenção para deixar livre aos alunos, para que eles mesmos escolhessem o que queriam fazer de brincadeiras. Acabou que este dia coincidiu com o dia que a escola escolheu para fazer brincadeiras com os alunos em comemoração ao Dia das Crianças. Por este fato, não foi feita atividades criadas por nós, e nem tiramos fotos.



AULA 5

O tema desta aula foi corrida com barreiras. Foi muito divertido. Fiquem aí com as brincadeiras e as fotos das atividades.


Nome: Pular o cabo da vassoura
Desenvolvimento: a turma será dividida em duas filas, onde cada fila terá um cabo de vassoura que será segurado pelas duas primeiras pessoas da fila. Ao comando do professor, os dois primeiros alunos devem segurar um em cada ponta do cabo de vassoura o deixando horizontal, desta forma, eles iram passar o cabo de vassoura para todos os alunos pularem, e quando todos tiverem pulado, um dos alunos que estavam segurando o cabo de vassoura volta e junta com o terceiro da fila e repete o processo. A brincadeira acaba quando o aluno que foi o primeiro chega no começo da fila.



Nome: Corrida com barreiras
Desenvolvimento: em frente cada fila, será colocado duas barreiras feitas de elástico, e no final, terá uma bolinha colorida, o qual, o primeiro aluno da fila terá que passar sobre as duas barreiras pegar a bolinha e voltar para entregar ao próximo da fila, que agora terá que deixar a bolinha no lugar que ela estava no começo da brincadeira, esta brincadeira também acaba no momento que o primeiro da fila chegar no começo novamente.



Nome: Pulo por cima do colega
Desenvolvimento: a brincadeira é feita em dupla, onde um ficará na frente e outro atrás, o da frente ficará abaixado e o da frente, fica em pé. O de trás vai pular por cima do que está na frente e logo, deve abaixar, para que agora o outro que estava na frente, fique atrás e pule por cima dele, e vai seguindo.


Obs.: Nesta atividade, tivemos que mudar algumas coisas, como não estava dando certo em duplas, fizemos duas filas e o ultimo de cada fila ia passando em cima dos outros, e assim foi.


ATIVIDADES REALIZADAS

AULA 6

Neste dia trabalhamos com nossas turminhas sobre o lançamento de dardo. Vamos acompanhar como foi.


Nome: Tiro ao alvo com dardo
Desenvolvimento: Será formada uma fila única e logo a frente dela, será colocado um bambolê, o qual o aluno deve tentar jogar o dardo por dentro do bambolê.



Nome: Disputa dos dardos
Desenvolvimento: São formadas duas filas, os dois primeiros da fila vão jogar seus dardos e vai ganhar quem jogou o dardo mais longe.




ATIVIDADES REALIZADAS

AULA 7

Este foi o nosso ultimo dia de intervenção, o qual fizemos o mini-torneio.
Seguem abaixo as provas que foram realizadas, e algumas fotos.



Nome: Corrida
Desenvolvimento: Nesta prova será cronometrado o tempo que cada aluno gastou em percorrer uma distância que iremos limitar.



Nome: Salto
Desenvolvimento: Nesta prova, também irá um aluno de cada vez. Iremos marcar a distância do salto dos alunos, e medir a distância que cada aluno fez.


Nome: Lançamento de disco
Desenvolvimento: Cada aluno jogará o disco, e com isto, iremos marcar a distância onde cada aluno jogou o seu disco.





quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O JEITO É IMPROVISSAR


Nessa ultima intervenção tivemos que improvisar algumas coisinhas em uma de nossas turmas, pois nossas atividades propostas não foram suficientes para a aula toda da segunda turma, algo que foi possível na primeira turma. Isto, acreditamos nós, acontece pelo fato de que a segunda turma rende mais que a primeira, por serem mais atentos e participativos.
Com o tempo sobrando, precisaríamos pensar rápido em algo para os alunos fazerem. Assim improvisamos outras brincadeiras que não tinham nada a ver com o conteúdo que estávamos passando, que era corrida com barreiras. A primeira coisa que veio de ideia de brincadeira, foi passar uma garrafinha que tinha lá na escola de mão em mão, enquanto estava tocando uma música, já que onde estávamos tinha um aparelho de som, e logo que a música parava, o aluno que estava com a garrafinha tinha que responder ao que nós pedíssemos, por exemplo, pedíamos a eles que falasse o nome de uma fruta vermelha, um animal grande etc. Porém mesmo com esta brincadeira, o tempo ainda estava sobrando, fizemos algo ainda mais fora do conteúdo, que foi ensinar aos alunos a fazer um chapéu de soldado de jornal, algo que foi muito difícil, pois pedíamos a eles para dobrar o jornal no meio, e eles dobravam tudo torto e fora do lugar, então tivemos que fazer o chapéu de todos, ou pelo menos ajudar. No final, juntamos todos de chapéu de soldado e tiramos nossa foto. Assim concluímos que nossa aula, mesmo com todos estes improvisos,  foi uma aula que todos gostaram e se divertiram muito.



O que temos que compreender é que nem sempre o plano de aula acontece da maneira que pensamos, e também que ás vezes ele pode falhar não suprindo todo o espaço de tempo que a aula possui, porém é preciso ser criativo e corajoso de proporcionar às crianças uma brincadeira que nem ao menos foi planejada, porém não custa nada tentar para que dê certo.